Governo do estado inaugura OPA 2024/2025 em Picos: População participa do orçamento público

 

Nesta segunda-feira (26), o Governo do Piauí lançou o Orçamento Participativo (OPA) 2024/2025 em Picos, estendendo o instrumento de inserção da população no orçamento público anual para mais municípios. Após contemplar Teresina e Parnaíba em 2023, o programa agora abraça também Floriano, Picos e Piripiri, cada um com uma verba de R$ 5 milhões para implementar as propostas eleitas pelo voto popular.

Até o dia 27 de março, entidades de bairro e associações comunitárias de Picos poderão submeter suas propostas para o OPA 2024/2025. As inscrições serão realizadas por meio do Portal do OPA, aplicativo Colab, Whatsapp e pontos físicos na cidade. As propostas devem abranger áreas como agricultura, educação, segurança e justiça, assistência social, mobilidade urbana, urbanização, cultura, esporte e lazer.

Núbia Lopes, secretária das Relações Sociais, enfatizou o compromisso do governador Rafael Fonteles em ampliar o Orçamento Participativo para Picos, Parnaíba e Floriano, dando voz às associações e movimentos populares. Ela explicou o processo de submissão e votação das propostas, ressaltando a importância da participação da comunidade.

As propostas eleitas serão integradas ao Orçamento 2025, a ser votado pela Assembleia Legislativa no final de 2024 e executado no ano seguinte. Rosa Araújo, agente da Cáritas, e Maria Catarina dos Santos, presidente da Associação de Moradores do Alegre, expressaram o entusiasmo das comunidades em contribuir com as propostas e destacaram a relevância do OPA para suprir as necessidades locais.


Washington Bonfim, secretário de Estado do Planejamento, elogiou o engajamento popular no evento, reconhecendo a importância da iniciativa do governo para a participação direta da população na definição das prioridades de investimento.

Por meio do OPA, a comunidade exerce seu poder de decisão nas obras a serem realizadas em seus bairros, promovendo uma gestão participativa e eficiente dos recursos públicos. A iniciativa, consolidada com êxito em 2023 e agora estendida a mais municípios, reforça o compromisso do governo com a transparência e a participação popular no direcionamento dos investimentos estaduais.

Com informações da ASCOM do Governo do Piauí

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem