![]() |
Ex-Presidente Jair Bolsonaro - Imagem reprodução da web |
Segundo pesquisa do Datafolha divulgada nesta sexta-feira, 29, a maioria dos brasileiros acredita que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tentou promover um golpe para permanecer no cargo. De acordo com o levantamento, 55% dos entrevistados consideram que Bolsonaro agiu para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto 39% discordam dessa perspectiva. Outros 7% afirmaram não saber opinar.
A pesquisa foi realizada com 2.002 pessoas em 147 cidades brasileiras nos dias 19 e 20 de março, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Este levantamento ocorre em meio aos avanços das investigações do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre Bolsonaro. A Operação Tempus Veritatis, da Polícia Federal (PF), investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado e a violação do Estado Democrático de Direito pelo ex-presidente e seus aliados.
A pesquisa também indagou os eleitores de Bolsonaro e Lula no segundo turno das eleições de 2022, bem como aqueles com maior afinidade com o "lulismo" e o "bolsonarismo", para entender as opiniões dos diferentes grupos.
Os resultados mostram uma grande descrença na hipótese de golpe entre os que apoiam ou se identificam com Bolsonaro: 73% dos eleitores do PL em 2022 e 75% dos bolsonaristas afirmam que Bolsonaro não planejou um golpe para se manter na presidência. Por outro lado, entre os eleitores de Lula, 87% acreditam na tentativa de golpe de Bolsonaro, assim como 86% dos petistas. Aqueles que não acreditam nessas hipóteses representam 19% e 11% dos respectivos grupos.
Fonte: Terra
Tags
Política