Uma zona de convergência intertropical (ZCIT) está influenciando as condições meteorológicas do Piauí, trazendo um alerta de chuvas intensas para todos os municípios durante este sábado (20) e parte do domingo (21). Atualmente, três rios no estado estão em situação de alerta: o Parnaíba, em Luzilândia, o Marataoan, em Barras, e o Longá, em Esperantina.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo devido à possibilidade de chuvas entre 20 e 50 mm/dia, acompanhadas de ventos de 40 a 60 km/h. Esse alerta é válido para todo o estado até as 10h de domingo, quando será emitido um novo boletim.
Para 11 municípios localizados no extremo Norte, o alerta é ainda mais severo, classificado como laranja, devido à possibilidade de chuvas ainda mais intensas, podendo chegar a até 100 mm/dia. Essa categoria de alerta abrange cidades como Cajueiro da Praia, Caraúbas do Piauí, Caxingó, Cocal, Cocal dos Alves, Ilha Grande, Luís Correia, Murici dos Portelas, Parnaíba, Piracuruca e São João da Fronteira.
De acordo com o Inmet, até o dia 24 de abril, o fluxo de umidade do oceano para o continente e a intensificação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) favorecerão a ocorrência de pancadas de chuva, principalmente na região Norte do estado.
Em caso de rajadas de vento, recomenda-se evitar áreas próximas a árvores e torres de transmissão, bem como desligar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
**Monitoramento dos Rios**
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) informou que três rios na Bacia do Parnaíba exigem atenção especial, pois estão acima do nível considerado normal.
Em Luzilândia, o rio Parnaíba está apenas 9 cm abaixo da cota de inundação, com a tendência de redução nas próximas horas, mas permanecendo em situação de alerta.
Na cidade de Barras, o rio Marataoan está 27 cm abaixo da cota de inundação, devendo apresentar leve redução nas próximas horas, desde que não haja mais chuvas intensas, permanecendo na cota de alerta.
Já o rio Longá em Esperantina tem cota atual de 65 cm abaixo da cota de inundação, com tendência de redução nas próximas horas, mas permanecendo em situação de alerta, caso não ocorram novas chuvas intensas.
Nos demais rios que compõem a bacia do Parnaíba, a situação é de normalidade.
Fonte: Cidade Verde