Evento terá mais de 160 palestrantes de outros estados e países e visa disseminar conhecimento sobre energias renováveis e meio ambiente
O governador Rafael Fonteles e a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, darão início à Conferência Internacional de Tecnologias das Energias Renováveis (Citer) nesta segunda-feira, 3 de junho, às 14h30, no Centro de Convenções de Teresina (CCT). A Citer é o maior evento do setor de energias renováveis no Brasil.
Programação e Estrutura do Evento
Realizada de 3 a 5 de junho, a conferência contará com mais de 180 palestrantes e 45 painéis simultâneos, acontecendo em formatos híbrido, presencial e virtual, com tradução simultânea ao vivo. O tema central é "As Tecnologias das Energias Renováveis no Contexto da Transição Energética Global Justa e Sustentável".
Ana Paula Rodrigues, coordenadora do evento, destaca a importância de o Piauí ser o primeiro estado a sediar a conferência. “Vamos realizar outras conferências após essa, e o Piauí está sendo o grande protagonista ao iniciar essa discussão importante para o mundo”, afirmou.
Dos 180 palestrantes, 160 vêm de outros estados e países, evidenciando a magnitude do evento, que espera atrair 5 mil pessoas por dia. Haverá transmissão ao vivo com tradução simultânea, disponível para inscritos.
Objetivos e Temáticas da Citer
A Citer tem como objetivo fomentar o diálogo entre diversos setores da sociedade, disseminando conhecimento sobre inovações tecnológicas no campo das energias renováveis, com destaque para o hidrogênio verde. O evento também busca aumentar a conscientização sobre mudanças climáticas, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o Acordo de Paris.
Atividades e Destaques
Painéis Simultâneos: Mediados por personalidades e jornalistas, os painéis contarão com autoridades e especialistas discutindo diversos pontos de vista sobre energias renováveis.
Feira de Negócios de Energias Renováveis: Empresas de diferentes portes poderão expor seus produtos e serviços, realizar networking, e explorar novas tecnologias e investimentos, com participação do setor público, privado e associações do setor.
Espaços de Networking: Destinados a facilitar a interação entre participantes, promovendo conexões valiosas com profissionais, investidores e representantes do setor.
Citer Pop: Iniciado em 21 de maio, este projeto visa difundir o conhecimento científico sobre energias renováveis entre os jovens, culminando na conferência em junho. As ações envolvem instituições ligadas à educação e academia.
Conferência Estadual de Meio Ambiente do Piauí: No dia 5 de junho, abordará temas como mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável e energia limpa, com gestores e especialistas ambientais. Serão realizados lançamentos de livros sobre a temática ambiental.
Educação Ambiental: Estudantes de escolas públicas e privadas participarão de atividades relacionadas ao meio ambiente, energias renováveis e os ODS da Agenda 2030 da ONU.
Intervenção Urbana: Em parceria com o poder público e a sociedade civil, atividades de intervenção urbana em Teresina destacarão os ODS da Agenda 2030, promovendo o envolvimento da comunidade.
Inscrições e Informações
As inscrições para a Citer são gratuitas e podem ser feitas online ou no local do evento. Algumas palestras ocorrerão no auditório da Assembleia Legislativa do Piauí. A programação completa está disponível no site oficial do evento: www.citer.com.br.
Fonte: Governo do Piauí