![]() |
Foto ilustrativa - CNM |
A análise realizada pela área de Estudos Técnicos da Confederação Nacional de Municípios (CNM) monitora minuciosamente todos os repasses do Fundo. Segundo dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o 3º decêndio de novembro de 2023 registra um crescimento nominal de 18,9% em comparação com o mesmo decêndio no ano anterior.
No entanto, ao deflacionar o valor do repasse, considerando a inflação, observa-se uma expansão de 13,9% no valor do decêndio e uma queda de 1,65% no valor agregado no mês, em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Acumulado em 2023
Quanto ao acumulado do ano, os Estudos Técnicos revelam uma oscilação no valor total do FPM. O montante repassado aos municípios em 2023 apresenta um crescimento de 3,59% em relação ao mesmo período de 2022. Essa variação é dividida entre uma expansão de 7,56% no primeiro semestre e uma queda de 1,13% no segundo semestre.
Ao desconsiderar os efeitos da inflação, observa-se que o FPM acumulado em 2023 registra uma redução de 0,90% em relação ao mesmo período do ano anterior, com um crescimento real de 2,85% no primeiro semestre e uma diminuição de 5,43% no segundo semestre.
Para obter informações detalhadas, orientações sobre a recomposição das perdas e o valor específico para cada município, consulte o levantamento completo aqui.
Com informações do Portal CNM
Tags
Municípios