Durante Evento TCE Anuncia a Polícia Federal como Integrante da Rede de Controle no Estado do Piauí

Em destaque - primeiro plano - José Inaldo, ex-chefe do NUGEI/TCE, durante evento alusivo ao Dia Internacional de Combate à Corrupção. Foto: Reprodução

 Nesta segunda-feira (11), em evento alusivo ao Dia Internacional de Combate à Corrupção, o coordenador executivo da Rede de Controle e secretário de representação do Tribunal de Contas da União (TCU) no Piauí, Luís Emílio Xavier, anunciou a inclusão da Polícia Federal como participante do grupo. O evento ocorreu no plenário do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI).

De acordo com o livro "Inteligência Institucional - Para o Controle da Administração Pública Brasileira", que resumidamente relata a história de uma operação que descobriu a construção de uma "mansão" destinada à posse de um então prefeito do Piauí, a Rede de Controle foi formalizada no estado em agosto de 2009 e tem se expandido desde então.

Durante a última década, a aproximação de diversos órgãos de controle para a formalização da Rede de Controle da Gestão Pública no Estado do Piauí possibilitou uma maior integração entre esses órgãos, combinando esforços de forma inteligente e colaborativa no enfrentamento à corrupção, conforme destaca a publicação.

Luís Emílio Xavier também informou sobre a prorrogação da vigência do acordo de cooperação entre os integrantes do grupo, com a assinatura de um segundo termo aditivo. "Esta é uma prova do nosso compromisso contínuo com a luta contra a corrupção e o testemunho da força da nossa cooperação", pontuou Xavier.

Segundo o TCE, além da própria Corte de Contas, integram a Rede de Controle no estado diversos órgãos, incluindo a Advocacia Geral da União, Controladoria-Geral da União, Controladoria Geral do Estado, Tribunal de Justiça do Piauí, entre outros. O evento evidenciou o contínuo avanço das instituições envolvidas no combate à corrupção, destacando conquistas como a consolidação da concessão de medidas cautelares, o reconhecimento da legitimidade investigativa dos Ministérios Públicos e a especialização de delegacia da Polícia Civil para o combate à corrupção.

Fonte: 180graus

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem