Teresina é Anunciada como uma das Cidades-Sede para Reuniões do G20 no Brasil

 

Nesta terça-feira (05/12), o governo federal revelou as 13 cidades-sede que hospedarão as reuniões temáticas do G20 no próximo ano. O G20 é um grupo que congrega ministros da economia e presidentes dos bancos centrais das principais economias do mundo, composto por 19 países, a União Europeia e a União Africana. O governo brasileiro selecionou as seguintes cidades para sediar esses encontros: Teresina (PI), Brasília (DF), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Foz do Iguaçu (PR), Maceió (AL), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Salvador (BA) e São Luís (MA). As reuniões ministeriais estão programadas para iniciar em fevereiro de 2024.

O Brasil assumiu a presidência do grupo pela primeira vez na última sexta-feira, 1º, em um mandato que se estenderá por um ano. Durante esse período, o país concentrará esforços em três temas principais: desenvolvimento sustentável, combate à fome, à pobreza e à desigualdade, e reforma das instituições multilaterais.

O trabalho do 'Grupo dos 20' é segmentado em duas trilhas: a 'Trilha de Sherpas' e a 'Trilha de Finanças'. A primeira é liderada por emissários pessoais dos líderes do grupo, responsáveis por supervisionar as negociações, discutir pontos para formar a agenda da cúpula e coordenar a maior parte dos trabalhos. Enquanto isso, a segunda trata de questões macroeconômicas e estratégicas, sendo liderada por ministros das finanças e presidentes dos bancos centrais dos países membros.

Com a inclusão de Teresina como uma das cidades-sede, o Brasil reforça sua posição como anfitrião das discussões internacionais cruciais, destacando-se como palco para debates relevantes sobre questões globais.

Fonte: 180graus

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem