![]() |
Luís Marcelo Gomes Mendes Leite |
O jovem Luís Marcelo Gomes Mendes Leite, natural do Piauí e com apenas 22 anos, destacou-se ao ser aprovado na terceira e última fase do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), consolidando sua entrada no exigente serviço diplomático brasileiro. Este concurso, reconhecido como um dos mais desafiadores do país, contou com cerca de 9 mil candidatos disputando apenas 50 vagas.
Em uma breve declaração, Luís Marcelo expressou a significância dessa conquista pessoal: "Para mim, significa a realização de um sonho. É uma carreira muito bonita, que representa o país e seus interesses. É bom saber que eu vou poder contribuir de alguma forma para o Brasil."
O governador Rafael Fonteles parabenizou o jovem talento pela realização, destacando a notável conquista alcançada aos 22 anos. Fonteles expressou seus votos de sucesso para Luís Marcelo em sua futura trajetória como diplomata.
Luís Marcelo enfrentou a primeira fase do teste em agosto e a segunda em outubro de 2023. Sua posse como terceiro secretário, primeiro nível na carreira diplomática, está prevista, e ele seguirá para o curso de formação no Instituto Rio Branco, ligado ao Ministério das Relações Exteriores. Este instituto oferece programas que abrangem áreas como diplomacia, cooperação internacional e ação afirmativa. O jovem piauiense exercerá suas funções no Itamaraty, a sede do Ministério de Relações Exteriores, localizada em Brasília.
A carreira diplomática envolve a representação e negociação dos interesses do Brasil em conferências internacionais, além de prestar assistência aos cidadãos brasileiros nos consulados, entre outras responsabilidades desafiadoras.
Fonte: Ascom Governo do Piauí