Alerta vermelho: Inmet prevê chuvas intensas e ventos de até 100 km/h em 81 cidades do Piauí

Aviso de perigo vale até as 23h deste sábado e inclui risco de alagamentos, queda de energia e descargas elétricas

Foto: Renato Andrade/ Cidade Verde

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo para chuvas intensas em 81 municípios do Piauí. O aviso entrou em vigor à 0h01 deste sábado, 14 de fevereiro, e segue até as 23h do mesmo dia.

De acordo com o órgão, a previsão aponta para volumes de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia. Também são esperados ventos intensos, com velocidades que podem variar entre 60 e 100 quilômetros por hora.

O Inmet alerta para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e incidência de descargas elétricas. O restante do estado permanece sob alerta de perigo potencial para chuvas intensas.

Recomendações de segurança

O instituto orienta que, em caso de rajadas de vento, a população evite se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e de descargas elétricas. Também é recomendado não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Se possível, a orientação é desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia para evitar danos provocados por oscilações na rede.
Em situações de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Municípios sob alerta de perigo

Agricolândia; Água Branca; Alto Longá; Altos; Alvorada do Gurguéia; Amarante; Angical do Piauí; Antônio Almeida; Arraial; Baixa Grande do Ribeiro; Barra D'Alcântara; Barro Duro; Beneditinos; Bertolínia; Bom Jesus; Brejo do Piauí; Cajazeiras do Piauí; Canavieira; Canto do Buriti; Caracol; Coivaras; Colônia do Gurguéia; Cristino Castro; Currais; Curralinhos; Demerval Lobão; Elesbão Veloso; Eliseu Martins; Flores do Piauí; Floriano; Francinópolis; Francisco Ayres; Guadalupe; Guaribas; Hugo Napoleão; Itaueira; Jardim do Mulato; Jerumenha; Jurema; Lagoa do Piauí; Lagoinha do Piauí; Landri Sales; Manoel Emídio; Marcos Parente; Miguel Leão; Monsenhor Gil; Nazaré do Piauí; Nazária; Oeiras; Olho D'Água do Piauí; Pajeú do Piauí; Palmeira do Piauí; Palmeirais; Passagem Franca do Piauí; Pau D'Arco do Piauí; Pavussu; Porto Alegre do Piauí; Regeneração; Ribeira do Piauí; Ribeiro Gonçalves; Rio Grande do Piauí; Santa Filomena; Santa Luz; Santa Rosa do Piauí; Santo Antônio dos Milagres; São Félix do Piauí; São Francisco do Piauí; São Gonçalo do Piauí; São José do Peixe; São Miguel da Baixa Grande; São Miguel do Fidalgo; São Pedro do Piauí; Sebastião Leal; Socorro do Piauí; Tamboril do Piauí; Tanque do Piauí; Teresina; União; Uruçuí; Várzea Grande.

A orientação é redobrar os cuidados, acompanhar as atualizações dos órgãos oficiais e evitar deslocamentos desnecessários em áreas de risco.

Fonte: Cidade Verde

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem