No Piauí, 12 barragens e açudes atingem capacidade máxima e transbordam: confira quais são

 

Barragem Estreito - Francisco Macedo

Durante o período chuvoso, uma das expectativas cruciais para os habitantes de vários municípios do Piauí, especialmente os afetados pela escassez de água, é o aumento do volume dos açudes e barragens, essenciais para o abastecimento durante o restante do ano. Atualmente, pelo menos 12 dessas estruturas no estado já alcançaram sua capacidade máxima e transbordaram, superando os níveis para os quais foram projetadas.

A mais recente a atingir o nível de transbordamento foi a barragem Poço do Marruá, localizada em Patos do Piauí, na última terça-feira (2). Com uma capacidade de 293 mil m³, a barragem transbordou, trazendo alívio e alegria para os moradores da região semiárida piauiense.

Barragem Poço do Marruá,Patos do Piauí - Foto: Júnior Oliveira

No entanto, o aumento do nível da água está causando impactos nas comunidades locais. Algumas áreas estão isoladas devido ao alto volume do açude, e uma passarela que dá acesso a bares e restaurantes foi interditada. Como resultado, esses estabelecimentos suspenderam suas operações temporariamente. A prefeitura emitiu um alerta à população sobre os cuidados ao acessar certas localidades.

Confira abaixo a lista das 12 barragens que atingiram capacidade máxima e transbordaram, de acordo com dados da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) divulgados nesta quinta-feira (4):

Ingazeiras - em Paulistana
Pedra Redonda - em Conceição do Canindé
Piracuruca - em Piracuruca
Corredores - em Campo Maior
Emparedado - em Campo Maior
Taboquinha - em Beneditinos
Caldeirão - em Piripiri
Mesa de Pedra - em Valença do Piauí
São Vicente - em São Miguel do Tapuio
Estreito - em Francisco Macedo
Salinas - em São Francisco do Piauí
Poço do Marruá - em Patos do Piauí

Além dessas, duas outras barragens estão com mais de 90% de suas capacidades preenchidas: Piaus (em São Julião) e Jenipapo (em Campo Maior). Segundo o climatologista Werton Costa, a região da barragem de Piaus já apresenta uma redução nas precipitações, o que pode impedir que o reservatório também transborde.

Barragem Salinas, em São Francisco do Piauí

Algumas dessas barragens já haviam transbordado em março, como é o caso das barragens Salinas, em São Francisco do Piauí; Mesa de Pedra, em Valença do Piauí; Pedra Redonda, em São Francisco do Piauí; e Emparedado, em Campo Maior.

O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) realiza o monitoramento das barragens e afirma que as estruturas estão seguras para suportar o aumento do nível das águas. "Temos feito vistorias frequentes, inclusive em alguns locais nossas equipes já estiveram mais de uma vez devido às fortes chuvas, para acompanharmos de perto cada mudança. É importante ressaltar que todas as barragens estão seguras, algumas já atingiram sua capacidade máxima, enquanto outras estão com mais da metade da capacidade", explicou Pierre Godinho, gerente de Recursos Hídricos do Idepi.

Fonte: Cidade Verde

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem