Rafael Fonteles anuncia a construção de Lar da Criança em Parnaíba, Picos e Floriano

Anúncio aconteceu na manhã desta quinta-feira (25) em solenidade que comemorou um ano de ações do Pacto pelas Crianças do Piauí.

O Pacto pelas Crianças do Piauí alcançou um marco importante ao completar um ano de atividades, celebrado nesta quinta-feira (25) em um buffet na zona sul de Teresina. Ao lado da primeira-dama Isabel Fonteles, coordenadora do Pacto, o governador Rafael Fonteles anunciou a construção de unidades do Lar da Criança em Parnaíba, Picos e Floriano.

O Lar da Criança Maria João de Deus, localizado em Teresina e dedicado ao acolhimento de crianças em situação de vulnerabilidade, está passando por uma reforma significativa como parte das ações do Pacto pelas Crianças do Piauí. O investimento totaliza aproximadamente R$ 7 milhões, visando proporcionar um ambiente digno e acolhedor para as crianças assistidas. "Agora, vamos descentralizar este serviço para mais três municípios", ressalta o governador.

Rafael Fonteles enfatizou a colaboração entre o governo estadual e os municípios em iniciativas como a Carretinha da Saúde e o Programa de Alfabetização na Idade Certa. "A política voltada para a primeira infância, integrando várias secretarias, envolvendo os municípios, garante, de fato, uma atenção especial do poder público, da gestação aos seis anos de idade. Nossa expectativa é que isso avance cada vez mais", afirmou.

A primeira-dama Isabel Fonteles salientou que as ações prioritárias do Pacto pelas Crianças do Piauí estão todas em curso. "Queremos monitorar essas ações e desenvolver um laboratório de políticas públicas. Nós estamos concluindo a reforma do Lar da Criança, que será entregue no final de maio. Temos também a Carretinha da Saúde, levando consultas de audiometria, oftalmologia e odontologia. Ainda temos o PPAIC, capacitando professores e gestores escolares para atender crianças de zero a três anos nas creches", destacou.

O deputado estadual Franzé Silva, presidente da Assembleia Legislativa e presente na solenidade, ressaltou que este é o momento de colher os frutos da semente plantada há um ano. “O Poder Executivo tem um olhar especial para a primeira infância, acompanhando a trajetória de vida da criança. Construímos uma frente parlamentar da primeira infância para ter um destaque especial no financiamento de projetos nas mais diversas dimensões", avaliou.

Plano Estadual da Primeira Infância

Durante a celebração, foi inaugurado o Seminário Estadual da Primeira Infância, que delineou diretrizes voltadas para o Plano Estadual. Segundo Janaína Mapurunga, superintendente de Assistência Social da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), isso é crucial para consolidar diagnósticos em diferentes áreas. "Vamos lançar, daqui a um mês, o documento definitivo do Plano elaborado ao longo dos seminários que realizamos", revelou.

O Plano Estadual da Primeira Infância é o resultado de seis seminários realizados nos territórios de desenvolvimento e da escuta ativa dos atores que fazem as políticas públicas e aqueles que acompanham a realidade do dia a dia das famílias. O Plano norteará as políticas públicas para os próximos 10 anos.

Ações de destaque do Pacto pelas Crianças do Piauí

Em um ano, a Carretinha da Saúde percorre o Piauí levando consultas, exames e atendimentos odontológicos e oftalmológicos, inclusive, disponibilizando óculos quando necessário, além de audiometria. Já foram mais de 10.200 atendimentos e cerca de 700 óculos entregues. A Carretinha também atualiza a caderneta de vacinação e ampliou a cobertura vacinal de crianças entre 0 e 6 anos para mais de 84%.

O Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) segue promovendo formação para gestores escolares e professores. Além disso, um investimento em kits mobília creche, com mobiliário, livros, material de apoio didático e brinquedos para atender 200 creches piauienses, dos quais 41 estão sendo entregues neste semestre.

Prêmio Alfa 10

No final da tarde desta quinta-feira (25), será entregue o Prêmio Alfa 10, em um buffet da zona leste de Teresina. O prêmio tem como objetivo valorizar a gestão educacional com foco na aprendizagem do aluno, principalmente para a alfabetização na idade certa, que é umas das metas do Pacto Pelas Crianças do Piauí. Nesta 3ª edição, correspondente ao ano de 2023, serão premiadas 78 escolas.

Fonte: ASCOM Governo do Piauí

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem