Conclave para eleger novo papa começará em 7 de maio, confirma Vaticano

Capela Sistina já foi fechada para preparativos; cerca de 135 cardeais participarão da escolha do sucessor de Francisco

Vaticano, na Itália, é o menor país do mundo, com 882 habitantes, segundo o site oficial da nação • Unsplash

O Vaticano anunciou nesta segunda-feira (29) que o conclave para eleger o novo líder da Igreja Católica terá início no dia 7 de maio. A decisão foi tomada durante a quinta Congregação Geral dos cardeais, primeira reunião a portas fechadas realizada após o funeral do papa Francisco, ocorrido no último sábado.

A preparação para o conclave já começou: a Capela Sistina foi fechada para visitantes nesta segunda-feira, para que o local possa ser adaptado ao ritual de escolha do novo pontífice. Estima-se que a capela permanecerá inacessível ao público até o fim da eleição, cujo prazo de duração é imprevisível — embora os últimos dois conclaves, em 2005 e 2013, tenham durado apenas dois dias.

Participarão do processo cerca de 135 cardeais com menos de 80 anos, provenientes de todas as partes do mundo, responsáveis por decidir quem ocupará o trono de Pedro e liderará os mais de 1,4 bilhão de católicos.

Entre os nomes mais citados para a sucessão estão Robert Sarah, Péter Erdo, Matteo Maria Zuppi, Pietro Parolin, Jean-Marc Aveline e Luis Antonio Gokim Tagle, segundo fontes especializadas em cobertura do Vaticano.

O papa Francisco faleceu na última segunda-feira (21), vítima de um acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca irreversível, encerrando um pontificado que durou 11 anos.

Arte UOL

Fonte: UOL

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem