Pesquisa aponta insatisfação crescente com a economia, direitos civis e atuação presidencial
![]() |
O presidente dos EUA, Donald Trump, em 7 de abril de 2025 — Foto: REUTERS/Kevin Mohatt |
Uma pesquisa divulgada neste domingo (27) pelo instituto Ipsos, em parceria com o jornal Washington Post e a rede de TV ABC News, revelou que Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos com a pior avaliação popular aos 100 dias de mandato nos últimos 80 anos.
Segundo o levantamento:
39% aprovam a gestão Trump;
55% desaprovam;
5% preferiram não responder.
Os números podem não somar 100% devido a arredondamentos.
A insatisfação também se estende à situação econômica do país: 73% dos entrevistados consideram que a economia está em má fase, enquanto 53% afirmaram que a situação econômica piorou desde a posse de Trump e 41% disseram que suas finanças pessoais se deterioraram.
A pesquisa ouviu 2.464 adultos entre 18 e 22 de abril de 2025, em inglês e espanhol. A amostra é composta por 30% de democratas, 30% de republicanos e 29% de independentes, com margem de erro de 2 pontos percentuais.
Inflação e tarifas comerciais
O estudo mostra que 62% dos americanos percebem alta nos preços e 71% avaliam negativamente as tarifas de importação impostas por Trump no início do mês, associando-as ao agravamento da inflação. Durante a campanha, o presidente havia prometido controlar a alta dos preços.
Ainda assim, 31% dos entrevistados disseram acreditar no argumento de Trump de que a economia, a longo prazo, sairá fortalecida.
Direitos civis e atuação do governo
A percepção sobre direitos e liberdades também é negativa: 55% duvidam do compromisso do governo em proteger os direitos dos cidadãos, e 62% não acreditam que a administração respeite o Estado de Direito.
Outros dados apontam que:
58% temem que Trump reduza excessivamente o papel do governo;
56% acreditam que ele ultrapassou sua autoridade presidencial sem justificativa.
Os resultados reforçam o clima de desconfiança e insatisfação que marca o início da nova gestão presidencial nos Estados Unidos.
Fonte: G1