Lula embarca nesta semana para encontros com Putin e Xi Jinping

Presidente brasileiro participa de celebrações na Rússia e da cúpula China-Celac em Pequim, em meio a tensões geopolíticas globais

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva retoma sua agenda internacional nesta semana com destinos estratégicos: Rússia e China. O primeiro compromisso ocorre em Moscou, onde Lula participará das celebrações pelos 80 anos da vitória soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial — feriado mais importante do calendário russo, celebrado em 9 de maio com um desfile cívico-militar de grande porte.

A convite do presidente Vladimir Putin, Lula permanecerá na capital russa entre os dias 8 e 10 de maio. Além das festividades, os dois líderes terão uma reunião bilateral para tratar de temas políticos e econômicos em um momento de forte isolamento internacional da Rússia devido à guerra na Ucrânia.

Após a agenda em Moscou, Lula seguirá para a China, onde cumprirá compromissos nos dias 12 e 13 de maio, com destaque para a participação na Cúpula entre a China e os países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), que será realizada em Pequim.

O encontro bilateral entre Lula e Xi Jinping ocorre num cenário de tensões crescentes na economia global, marcado pelo acirramento da guerra comercial entre Estados Unidos e China. As sucessivas imposições tarifárias entre os dois países, iniciadas durante o governo Donald Trump, vêm provocando instabilidade nos mercados e preocupações com uma possível recessão mundial.

Esta será a segunda visita oficial de Lula à China em seu terceiro mandato. A primeira ocorreu em abril de 2023 e foi retribuída por Xi Jinping em visita de Estado ao Brasil em novembro do mesmo ano, logo após a Cúpula do G20, sediada em território brasileiro. Os dois presidentes também se encontraram durante a Cúpula dos Brics, realizada em 2023, na África do Sul.

Fonte: Agência Brasil

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem