Motta veta nomeação de Eduardo Bolsonaro como líder da Minoria na Câmara

Decisão impede estratégia que poderia blindar deputado de cassação por ausências

Câmara dos DeputadosAo indefirir pedido de nomeação, Hugo Motta abre caminho para cassação do mandato de Eduardo Bolsonaro

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), decidiu barrar a indicação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para a liderança da Minoria. A negativa foi oficializada nesta terça-feira (23), por meio de publicação no Diário Oficial da Câmara.

A indicação do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro havia sido feita pelo líder do PL na Casa, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ). No entanto, ao analisar o pedido, a Secretaria-Geral da Mesa emitiu parecer contrário, acatado pela Presidência.

Segundo o documento, há “incompatibilidade do exercício da Liderança da Minoria na Câmara dos Deputados pelo Deputado Federal Eduardo Bolsonaro, visto que se encontra ausente do território nacional”.

Hugo Motta ressaltou que o regimento interno da Câmara é explícito quanto às obrigações parlamentares, incluindo o registro de presença em sessões e reuniões, condição essencial para o desempenho das funções legislativas.

Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos desde fevereiro e não tem comparecido às sessões presenciais da Casa. Caso fosse nomeado líder, suas ausências poderiam ser automaticamente justificadas, sem gerar sanções administrativas. A estratégia, segundo aliados, visava evitar um processo de cassação por faltas não justificadas.

Fonte: IG

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem