Professor usa as redes sociais para ensinar a história do Piauí de forma acessível e apaixonante

Historiador Diego Parente transforma a internet em sala de aula e conquista milhares de seguidores com vídeos sobre a cultura e o passado do estado

Foto: Eduardo Costa/Cidadeverde.com

O historiador e professor Diego Parente decidiu transformar a internet em uma ferramenta poderosa de ensino e valorização da identidade piauiense. Frustrado com a escassez de conteúdos sobre a história do Piauí no currículo escolar e universitário, ele passou a produzir vídeos curtos e didáticos nas redes sociais, explicando de maneira simples e envolvente os principais fatos, personagens e curiosidades do estado.

“Eu sempre fiquei muito frustrado com a pequena quantidade de história do Piauí que a gente oferta nas escolas do ensino básico, inclusive na universidade também. No curso de História que eu fiz, a gente trabalhou muito pouco a história do Piauí, e ela é extremamente rica”, afirmou Diego.

Entre os temas abordados, um dos mais populares é o que explica a origem do termo ‘B-R-ó-Bro’, associado aos meses mais quentes do ano no estado. Segundo o professor, o fenômeno tem relação com transformações geológicas e climáticas que ocorreram há cerca de 10 mil anos, quando o Piauí passou de um clima tropical úmido para o semiárido atual. “Foi uma questão natural mesmo, e as temperaturas aqui na região aumentaram bastante. Com o processo de desenvolvimento e urbanização, o calor aumentou ainda mais”, explicou.

O sucesso dos vídeos é evidente. “A população recebe muito bem. Tenho recebido muitos elogios e apoios, e a repercussão mostra o interesse das pessoas pela história do Piauí. Às vezes a gente acha que não há interesse, mas, na verdade, as escolas e os sistemas de ensino é que não oferecem essa história”, destacou.

Para Diego, a iniciativa é também uma forma de resistência cultural e preservação da memória histórica. “A história do Piauí é riquíssima e muito antiga. Ela precisa ser contada e valorizada. Não é uma história inferior à de nenhum outro lugar. Pelo contrário, temos acontecimentos e personagens importantes que as pessoas precisam conhecer”, afirmou.

Com linguagem leve, conteúdo acessível e paixão pela educação, Diego Parente vem mostrando que a história do Piauí pode, sim, viralizar — e que ensinar pode ser tão transformador quanto inspirar.

Fonte: Cidade Verde 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem