Banco Central cria ferramenta para bloquear abertura de chaves PIX fraudulentas

Nova medida permitirá que cidadãos impeçam o cadastro de novas chaves em seu nome

Foto: Reprodução/TV Globo

O Banco Central do Brasil (BC) anunciou que lançará uma ferramenta de bloqueio para criação de novas chaves PIX em nome dos clientes. A novidade foi confirmada pelo chefe-adjunto do Departamento de Competição e Estrutura do Mercado Financeiro do BC, Breno Lobo, e tem como objetivo reforçar a segurança digital e evitar fraudes.

O modelo seguirá o mesmo padrão do novo serviço que será lançado em dezembro, permitindo ao cidadão informar aos bancos que não deseja abrir novas contas — sejam correntes, poupanças ou de pagamento — em seu nome.

De acordo com Lobo, a nova funcionalidade será integrada ao Registrato, sistema do BC que permite aos usuários consultar informações financeiras como empréstimos, chaves PIX, contas bancárias e histórico cambial.

“No Registrato, será possível marcar uma opção para proibir a abertura de contas no seu nome. Se o cliente quiser abrir uma conta, basta desbloquear temporariamente o recurso”, explicou o representante do Banco Central.

A medida faz parte do pacote de aperfeiçoamentos do sistema PIX, que já conta com ações de bloqueio de chaves suspeitas e uma função de contestação direta nos aplicativos bancários.

Desde outubro, mais de 245 milhões de chaves PIX foram excluídas pelos próprios usuários ou pelas instituições financeiras, principalmente por erros de digitação, suspeitas de fraude, morte do titular ou mudança de agência.

Com a nova função, o Banco Central busca fortalecer a proteção contra golpes e fraudes digitais, oferecendo ao cidadão maior controle sobre seus dados bancários e cadastros no sistema financeiro.

Fonte: G1

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem