Enem 2025 fecha aplicação com 70% de presença e MEC anuncia mudanças para 2026

Gabarito sai no dia 20; reaplicação pode ser solicitada até sexta e prova terá nova função a partir do próximo ano

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 chegou ao fim neste domingo (16), e o Ministério da Educação apresentou os primeiros resultados da aplicação. Durante coletiva em Brasília, o ministro Camilo Santana e o presidente do Inep, Manuel Palacios, informaram que a presença dos inscritos ficou em torno de 70% nos dois dias de prova, repetindo o índice dos anos anteriores.

Cerca de 1,7 mil candidatos foram eliminados neste segundo dia por diferentes motivos. O MEC informou que não houve ocorrências graves nos locais de prova e que todos os participantes que se sentirem prejudicados poderão solicitar a reaplicação do exame.

Os pedidos poderão ser feitos de 17 a 21 de novembro, até 12h (horário de Brasília), pela Página do Participante, com login Gov.br. A reaplicação ocorrerá nos dias 16 e 17 de dezembro. Já em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), onde o exame foi adiado por causa da COP30, as provas ocorrerão em 30 de novembro e 7 de dezembro.

O gabarito oficial do segundo dia de prova será divulgado na quinta-feira (20), feriado nacional.

Novidades anunciadas para 2026

O ministro Camilo Santana confirmou que, a partir de 2026, o Enem terá uma função adicional: avaliar o ensino médio.

A mudança busca aumentar o engajamento dos estudantes do último ano:

“Muitas vezes o jovem do terceiro ano estava desmotivado, focado apenas no Enem para acessar a universidade. Com essa avaliação, esperamos que a prova reflita o aprendizado ao longo do ensino médio”, afirmou o ministro.

Outra novidade é que o Inep iniciará estudos para aplicar o exame em cidades do Mercosul, como Buenos Aires, Montevidéu e Assunção. A prova seria aplicada em português, mas a viabilidade ainda está em análise.

O papel do Enem

Com mais de duas décadas de trajetória, o Enem consolidou-se como a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, através do Sisu, Prouni e Fies, além de ser aceito por diversas instituições brasileiras e portuguesas com acordo junto ao Inep.

O MEC informou ainda que os dados definitivos do Enem 2025 serão divulgados em janeiro de 2026, junto ao resultado oficial.

Fonte: IG

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem