TJ-PI define lista tríplice para vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional

Mário Basílio, Sigifroi Moreno e Gisela Freitas são os nomes encaminhados ao governador Rafael Fonteles

Imagem reprodução 

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) definiu, nesta sexta-feira (5), durante a 86ª Sessão Extraordinária Administrativa, a lista tríplice de advogados que concorrerão à vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional destinada à advocacia. Em votação realizada por videoconferência, os magistrados escolheram Mário Basílio, Sigifroi Moreno e Gisela Freitas como os nomes que serão enviados ao governador Rafael Fonteles, responsável pela nomeação final.

A lista surgiu após processo interno da OAB-PI, ocorrido em 9 de outubro, no qual 49 advogados, incluindo diretoria, conselheiros seccionais e membros honorários vitalícios, selecionaram seis candidatos: Mário Basílio, Leonardo Airton, Gisela Freitas, Sigifroi Moreno, Ívilla Araújo e Cristiane Martins.

Na votação desta sexta, os três mais votados pelo TJ-PI foram:

Mário Basílio de Melo — 20 votos

Sigifroi Moreno Filho — 17 votos

Gisela Carvalho de Freitas — 16 votos

O Quinto Constitucional é um dispositivo previsto na Constituição Federal que garante que um quinto das vagas dos tribunais seja preenchido por advogados e membros do Ministério Público, com o objetivo de diversificar a composição e enriquecer a atuação jurisdicional com perspectivas além da magistratura de carreira.

Manifestações dos candidatos

Primeiro colocado na votação da OAB e do Tribunal de Justiça, Mário Basílio, de 41 anos, destacou o peso da responsabilidade:

“É uma lista tríplice composta por excelentes nomes. Foi um processo extremamente democrático e estou pronto para a missão. Se for escolhido, minha vontade é de dedicação total e de contribuir com as metas do Tribunal.”

O advogado Sigifroi Moreno agradeceu a expressiva votação recebida dos magistrados:

“Fizemos um trabalho intenso ao longo de toda a jornada. Entendo que essa votação representa o reconhecimento do Tribunal pela nossa trajetória profissional marcada pela ética e pelo compromisso com a justiça.”

Única mulher entre os três finalistas, Gisela Carvalho de Freitas ressaltou a importância do momento:

“Agradeço imensamente a confiança dos desembargadores. Este processo me motiva a seguir lutando pelos meus objetivos e por uma justiça mais inclusiva. É uma responsabilidade imensa representar todas as mulheres do Piauí.”

A decisão agora segue para análise e escolha do governador Rafael Fonteles, que definirá o próximo desembargador ou desembargadora do Tribunal de Justiça do Piauí.

Fonte: Cidade Verde

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem