Temporais avançam pelo Brasil e Inmet alerta para risco de ventos fortes e alagamentos

Sul e Sudeste podem registrar chuvas intensas; Norte, Nordeste e Centro-Oeste também seguem sob instabilidade nesta sexta-feira

Chuvas intensas - Foto: Unsplash 


O Brasil enfrenta mais um dia de instabilidade nesta sexta-feira (20), com previsão de chuvas intensas em diversas regiões. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há expectativa de pancadas entre 30 e 60 mm por hora ou acumulados que podem chegar a 100 mm ao longo do dia, além de rajadas de vento que podem variar de 60 a 100 km/h.

O cenário aumenta o risco de cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e descargas elétricas em várias partes do país.

Sul

A região Sul começa o dia com tempo firme em boa parte das áreas, mas a aproximação de um sistema de baixa pressão entre o Paraguai e a Argentina favorece temporais ao longo do dia.

Há risco de chuva forte e acumulados elevados no leste e litoral do Paraná e de Santa Catarina. No norte paranaense, as rajadas podem alcançar 70 km/h.

Em Curitiba, a máxima prevista é de 29°C, com possibilidade de temporal. Já em Porto Alegre, a previsão indica chuva fraca e temperatura máxima de 30°C.

Sudeste

No Sudeste, o alerta é para chuvas volumosas, principalmente na divisa entre a Zona da Mata Mineira e a Serra Fluminense.

Em São Paulo, o dia começa com sol, mas a previsão aponta pancadas moderadas a fortes à tarde. Minas Gerais e Rio de Janeiro devem registrar temporais e chuva intensa ao longo do dia, influenciados pela circulação de umidade em baixos níveis da atmosfera.

Centro-Oeste

No Centro-Oeste, a combinação entre calor e umidade mantém o tempo instável. Há alto risco de temporais em grande parte de Goiás e no leste de Mato Grosso.

No Mato Grosso do Sul, a instabilidade aumenta ao longo do dia. Cuiabá e Campo Grande devem registrar máximas de 30°C e 31°C, respectivamente, com possibilidade de chuva desde a madrugada ou intensificação à noite.

Nordeste

A região Nordeste segue sob influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Temporais são esperados no interior da Bahia, Maranhão e Piauí.

No litoral entre Salvador e Fortaleza, a previsão indica chuva moderada. Já no Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, as pancadas devem ocorrer de forma isolada e com menor intensidade.

Norte

No Norte do país, a atuação da ZCIT e do VCAN mantém o tempo instável. Há risco de temporais isolados no Tocantins, Acre, Pará e Amapá.

Roraima é a única área com previsão de predomínio de sol ao longo do dia.

Diante da previsão, a orientação é redobrar a atenção em áreas vulneráveis e acompanhar os alertas meteorológicos oficiais.

Fonte: IG

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem