Polícia Federal Desencadeia Operação Mustache Contra Desvio de Recursos na Saúde e Educação de Municípios do PI e MA

Imagem divulgação PF

Nesta terça-feira (12/12), a Polícia Federal deflagrou a Operação Mustache, com o objetivo de combater o desvio de recursos públicos federais destinados à Saúde e Educação em nove municípios do Piauí e Maranhão. A operação envolveu 70 policiais federais e contou com o apoio de auditores da Controladoria Geral da União (CGU), responsáveis pelo cumprimento de 34 mandados de busca e apreensão, além de 12 mandados de sequestro de bens e valores.

Imagem divulgação PF



As ordens judiciais foram executadas em nove órgãos públicos municipais, residências e empresas vencedoras de licitações. A investigação teve início a partir de uma auditoria interna da CGU, que identificou indícios de fraude e direcionamento de contratações em benefício de um grupo de empresas vencedoras de disputas públicas.

Durante as apurações, foram identificados casos de superfaturamento por sobrepreço e quantidade, envolvendo emissão de notas fiscais com quantidades de produtos superiores ao entregue, bem como venda de "notas fiscais frias", caracterizadas pelo pagamento de impostos sem efetiva entrega de produtos. Irregularidades em contratos e aditivos também foram constatadas, resultando no sequestro de bens e valores dos investigados, totalizando mais de R$ 10 milhões.

Imagem divulgação PF

A Operação Mustache tem como objetivo interromper a prática criminosa, coletar provas para fortalecer a tese investigativa e identificar outros envolvidos no esquema, além de recuperar bens e ativos adquiridos com os recursos desviados da Saúde e Educação. O inquérito policial aborda crimes licitatórios, contra a administração pública, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

O nome da operação, "Mustache" (bigode em inglês), faz referência ao uso pelos criminosos dos endereços de barbearias na capital Teresina/PI para o registro de "empresas de fachada".

Imagem divulgação PF

Fonte: 180graus



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem