Ministro visita o Piauí nesta segunda-feira para lançar plano dedicado às pessoas com deficiência

Arte divulgação do programa
 

O Estado do Piauí, reconhecido por suas iniciativas em prol das pessoas com deficiência, promove mais uma ação de destaque a nível nacional em 2024. Na próxima segunda-feira, dia 25, a partir das 15h30, ocorrerá a cerimônia de adesão do Piauí ao Plano Nacional Novo Viver Sem Limite, no Auditório Sucesso (Tupperware), em Teresina.


O evento contará com a presença do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, juntamente com a presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade) e secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella.

Nesta ocasião, também será lançado o Plano Estadual para Inclusão e Garantia dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver sem Limite Piauí (VSL-PI), que apresenta uma série de projetos a serem implementados no território piauiense. O plano prevê parcerias com órgãos da administração direta e indireta para garantir a execução adequada das ações.

Além disso, durante o evento, será inaugurada a V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, organizada pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-PI) e pela Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid). O evento ocorrerá nos dias 26 e 27 de março (terça e quarta-feira), no Diferencial Eventos, situado à Rua São Pedro, 3000, Centro – Sul, Teresina.

Segundo Mauro Eduardo, secretário da Seid e presidente do Conede-PI, o Piauí será o primeiro estado do país a aderir ao Novo Viver Sem Limite, recebendo recursos no valor de aproximadamente R$ 64,5 milhões. O Plano Estadual inclui diversas ações, como a aquisição de ônibus escolares acessíveis, a criação de novas salas de recursos multifuncionais nas escolas e a habilitação de mais de dez Centros Especializados em Reabilitação.

O Plano Nacional Novo Viver Sem Limite, lançado em 2023, coordenado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, destina cerca de R$ 6,5 bilhões para financiar políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência. Já o Plano Viver sem Limite Piauí (VSL-PI), baseado no modelo nacional, contempla 59 ações distribuídas em diversos eixos, visando garantir o acesso à educação, saúde, esporte, cultura, segurança e outras áreas de inserção da pessoa com deficiência.

A Seid será responsável por coordenar as ações e liderar o grupo condutor encarregado de monitorar o Plano. A V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência reunirá delegados eleitos nas Conferências Regionais realizadas em 2023, com o objetivo de elaborar propostas que serão apresentadas na V Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, marcada para ocorrer em Brasília, de 14 a 17 de julho deste ano.

Com informações da ASCOM do Governo do Piauí

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem