![]() |
Imagem reprodução da web |
Na manhã da última sexta-feira (26/04), a Justiça Eleitoral surpreendeu ao prender em flagrante dois eleitores em São Raimundo Nonato por suspeita de tentativa de fraude na transferência de votos para o município de Coronel José Dias, utilizando documentos falsos. Jeová da Trindade Sousa e Jeonaria de Oliveira Ramos foram detidos após apresentarem ao Cartório Eleitoral uma folha de Resumo de Cadastro Único-V7, alegando residir na localidade Vereda, em Coronel José Dias.
No entanto, uma investigação minuciosa revelou que ambos são residentes da Localidade Lagoa do Canto, em São Raimundo Nonato. O juiz Carlos Alberto Bezerra Chagas, da 13ª Zona Eleitoral, foi quem determinou a prisão dos indivíduos, que foram conduzidos à Delegacia de Polícia local.
Após serem apresentados à autoridade policial, foram colhidos os depoimentos do condutor, testemunhas e realizados os interrogatórios. Os eleitores foram informados de suas garantias constitucionais e tiveram suas prisões comunicadas às pessoas por eles indicadas e ao juízo, recebendo nota de culpa descrevendo a infração imputada.
Durante o interrogatório, ambos afirmaram terem recebido o documento apresentado ao Cartório Eleitoral de uma pessoa chamada Claurindo, naquela manhã, em frente ao local. Negaram conhecer o documento, não terem residência na localidade Vereda e desconhecerem Claurindo ou qualquer ligação dele com políticos. Também afirmaram não terem recebido benefícios para mudar de domicílio eleitoral.
O flagrante foi homologado pelo juiz, concedendo liberdade provisória sob medidas cautelares, incluindo a proibição de se ausentarem da Comarca de São Raimundo Nonato e a obrigação de comparecerem aos atos da investigação criminal e de eventual processo penal.
Fonte: 180graus