Rafael premia estudantes com intercâmbio internacional e anuncia expansão do programa



Na última sexta-feira (26), o governador Rafael Fonteles entregou os prêmios do Seduckathon, campeonato de programação promovido pela Secretaria da Educação (Seduc), em uma cerimônia emocionante. Após três dias de intensas atividades, 10 equipes de estudantes da rede pública estadual de ensino, matriculados nos Cursos Técnicos de Desenvolvimento de Sistemas e Programação de Jogos, apresentaram projetos inovadores que visam aprimorar a rotina escolar.


Os destaques da competição foram os alunos das equipes finalistas, que ganharam um intercâmbio internacional para os Estados Unidos e a Coreia do Sul. Inicialmente planejado para premiar apenas as seis melhores equipes, o governador surpreendeu ao contemplar também as quatro turmas seguintes. Além disso, anunciou uma expansão do programa, com o objetivo de aumentar o número de intercambistas nos próximos anos, chegando a 100 estudantes em 2025 e a 200 em 2026.

O grande vencedor da noite foi o Ceti Liceu Parnaibano, que escolheu a viagem para os Estados Unidos. Durante a solenidade, foi assinado um termo de cooperação com a Worcester Tech, instituição americana representada pelo diretor Drew Weymouth.



Rafael Fonteles destacou a importância dessa iniciativa como uma política pública para promover a melhoria da educação e estimular a base tecnológica entre os jovens do Piauí. "Essa é uma oportunidade de esperança para esses estudantes, que agora veem novas possibilidades se abrindo na escola pública do estado", afirmou o governador.

O Seduckathon é resultado das missões internacionais lideradas por Rafael Fonteles, que conseguiram estabelecer parcerias com instituições renomadas em todo o mundo. Quase 1.400 alunos participaram da primeira fase da competição, e os 10 projetos selecionados competiram na grande final.


Além dos intercambistas, outros alunos e professores receberão ajuda de custo do Governo do Estado, como forma de incentivo ao desenvolvimento educacional. "É um estímulo para que essa juventude possa se desenvolver ainda mais e contribuir para o progresso do nosso estado", explicou Paulo Henrique, coordenador do Seduckathon.

Kainã Ribeiro, aluno do 2º ano do Ceti Paulo Freire, foi um dos destaques do evento, apresentando uma solução inovadora em inteligência artificial chamada Edula, que visa melhorar a relação ensino-aprendizagem na escola. "É muito gratificante ver o resultado do nosso trabalho depois de dias intensos de competição", afirmou o estudante.


O Seduckathon 2024 consagrou os seguintes resultados: 

1º - Ceti Liceu Parnaibano 
2º - Ceep Pref. João Mendes de O. Melo
 3º - Ceti Nossa Senhora do Patrocínio 
4º - Ceti Paulistana 
5º - Ceti Conselheiro Saraiva
6º - Ceti Paulo Ferraz

Fonte: ASCOM Governo do Piauí


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem