Estrutura e Serviços
O novo hospital substitui o Hospital Estadual Justino Luz, que está em fase de transição para se tornar um complexo materno-infantil, voltado para gestantes, bebês e crianças. Com três pavimentos, o Novo Hospital Regional de Picos possui 206 leitos de internação (60 no térreo, 73 no 1º andar e 73 no 2º andar), 20 leitos de UTI adulto, hemodinâmica, ambientes de apoio técnico, radiologia com ressonância magnética e tomografia, além de administração e um auditório com 135 lugares.
Funcionamento Gradual
O hospital começará a funcionar gradualmente em julho, com funcionamento integral previsto para outubro. "É a maior obra de saúde pública da história de Picos e o maior hospital do interior do Piauí. A região conta, agora, com uma estrutura hospitalar que não perde em nada para Teresina. A partir da próxima semana, os primeiros pacientes começam a ser transferidos do Hospital Justino Luz para cá. Gradativamente, mais leitos serão abertos e mais serviços serão ofertados, até chegarmos ao funcionamento integral", afirmou o governador Rafael Fonteles.
Integração com Outras Unidades
O Novo Hospital Regional de Picos se junta à UPA do município, à Policlínica com Central de Diagnósticos e ao Hospital Justino Luz, que se tornará um complexo materno-infantil. "Picos já era um grande polo de saúde, que, agora, ficou ainda mais forte. Temos mais leitos e unidades hospitalares, variados serviços, cirurgias de média e alta complexidade, tratamento do câncer, além de mais profissionais para atender à população", destacou Fonteles.
Novo Fluxo de Atendimento
O governo estadual, em colaboração com a imprensa, informará à população sobre o novo fluxo da saúde pública em Picos. "Aos poucos, a população vai entender para onde se dirigir em cada caso. Se é urgência e emergência, vai à UPA. Se é internação e cirurgia, é no Novo Hospital Regional de Picos. Se for gestante, bebê ou criança, vai ao Hospital Justino Luz. Em caso de apenas consulta e exame, vai para a Policlínica. Em breve, todos estarão totalmente adaptados", explicou o governador.