Fies abre nova chance de ingresso no ensino superior com vagas remanescentes do 1º semestre de 2025

 Inscrições vão até 29 de abril e priorizam estudantes de baixa renda e grupos historicamente excluídos

Imagem divulgação

As inscrições para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no primeiro semestre de 2025 começaram nesta terça-feira (22). A nova etapa é destinada a estudantes que não conseguiram ingressar na chamada regular e ainda desejam uma oportunidade de financiar a graduação em instituições privadas de ensino superior.

Essas vagas são aquelas que não foram preenchidas durante o período regular do processo seletivo. Estão aptos a participar candidatos que possuam condições de cumprir a frequência mínima exigida pela instituição de ensino para concluir o semestre letivo.

O prazo para se inscrever termina no dia 29 de abril e deve ser cumprido exclusivamente pelo portal único de acesso ao ensino superior. A divulgação do resultado da pré-seleção ocorrerá no dia 6 de maio. Os candidatos aprovados deverão comparecer nos dias 7 e 8 de maio à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino para apresentar os documentos e comprovar as informações prestadas no ato da inscrição.

Prioridade para baixa renda e ações afirmativas

De acordo com o edital publicado pelo Ministério da Educação (MEC), metade das vagas disponíveis será reservada a candidatos com renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 759) e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) dos programas sociais do governo federal.

Há também vagas destinadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. A reserva seguirá a proporção dessas populações nas unidades da federação onde estão localizadas as instituições de ensino, conforme dados do último Censo do IBGE.

Critérios para participação

Podem concorrer às vagas remanescentes os estudantes que atendam aos seguintes requisitos:

  • Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, com nota válida;

  • Ter alcançado média mínima de 450 pontos nas cinco provas do Enem e nota superior a zero na redação;

  • Não ter participado do Enem na condição de "treineiro";

  • Ter renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos (R$ 4.554);

  • Estar apto a cumprir a frequência mínima no curso, turno e local de oferta da vaga escolhida para o primeiro semestre letivo de 2025.

Os candidatos que se enquadram no Fies Social — modalidade que oferece financiamento de até 100% dos encargos educacionais — serão identificados automaticamente pelo sistema de inscrição, com base nas informações do CadÚnico.

O Fies é uma iniciativa do governo federal voltada ao financiamento de cursos de graduação em instituições privadas, permitindo que estudantes de baixa renda ingressem no ensino superior com condições facilitadas de pagamento.

Fonte: Cidade Verde

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem