Papa Francisco será sepultado neste sábado (26) com cerimônia simples no Vaticano

Corpo do pontífice será transferido nesta quarta (23) para a Basílica de São Pedro, onde o velório será aberto ao público

Foto: Grzegorz Galazka/Archivio Grzegorz Galazka/Mondadori Portfolio via Getty Images

O Vaticano anunciou nesta terça-feira (22) os detalhes do funeral do Papa Francisco, falecido na manhã de segunda-feira (21), aos 88 anos. A cerimônia oficial de despedida será realizada no próximo sábado, dia 26 de abril, às 5h da manhã no horário de Brasília (10h no horário local de Roma), na Praça São Pedro, com uma celebração conduzida pelo Camerlengo do Vaticano, cardeal Kevin Farrell.

O corpo do pontífice argentino será transferido da Casa Santa Marta, residência oficial onde viveu desde o início do seu papado, para a Basílica de São Pedro, às 4h da manhã (horário de Brasília) desta quarta-feira (23). A partir desse momento, fiéis de todo o mundo poderão prestar suas últimas homenagens no velório público.

Francisco será velado conforme o próprio desejo manifestado ainda em vida: de forma simples, discreta e centrada na oração, sem os rituais pomposos tradicionalmente associados aos funerais papais. O caixão será feito de madeira comum, como revelam as primeiras imagens divulgadas pelo Vaticano ainda nesta terça.

De acordo com o atestado de óbito, assinado pelo médico oficial do Vaticano, Andrea Arcangeli, o papa morreu em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) e de falência cardíaca irreversível. A documentação confirma ainda que ele entrou em coma pouco antes de falecer, às 7h35 da manhã (horário de Roma) de segunda-feira.

O anúncio foi feito oficialmente pelo camerlengo Kevin Farrell, que declarou:

“Queridos irmãos e irmãs, é com profunda tristeza que comunico a morte do nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã (horário local), o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da Sua Igreja.”

O velório e a missa fúnebre devem reunir autoridades civis, chefes de Estado, representantes religiosos e milhares de fiéis, já que Francisco foi uma figura marcante em sua liderança da Igreja Católica — conhecido por sua simplicidade, defesa dos pobres, dos migrantes e das causas sociais, além de sua postura aberta ao diálogo inter-religioso e sua forte preocupação com as questões ambientais.

Apesar da perda, o Vaticano assegura que o ritual de despedida será realizado com sobriedade e respeito às vontades deixadas pelo pontífice. Após a cerimônia, o corpo de Francisco será sepultado nas Grutas do Vaticano, nos túmulos destinados aos papas.

Fonte: IG

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem