Piauí registra terceira morte por dengue em 2025; Nazaré do Piauí tem dois óbitos confirmados

Zé de Abílio, de 65 anos, é a nova vítima da doença; número de casos graves também preocupa autoridades de saúde

Imagem reprodução

O estado do Piauí contabilizou a terceira morte por dengue em 2025. A nova vítima é José Reis da Costa, de 65 anos, mais conhecido como Zé de Abílio, falecido no último dia 7 de abril, na cidade de Floriano. Natural de Nazaré do Piauí, a 270 km de Teresina, Zé de Abílio é a segunda pessoa do município a morrer em decorrência da doença neste ano.

Irmão do ex-prefeito Nonato de Abílio, Zé era figura conhecida na região, especialmente por sua atuação no campo e contribuição para a tradicional Festa do Vaqueiro. A prefeitura de Nazaré decretou luto oficial em sua homenagem.

A primeira morte registrada no município foi a da adolescente Isabelle Felix Evangelista, de 12 anos, portadora de anemia falciforme, que faleceu no dia 28 de fevereiro, também em Floriano, após apresentar complicações da dengue.

Além desses dois casos, Teresina também confirmou um óbito no início do mês: um homem de 45 anos, que deu entrada em um hospital da capital com sintomas como dores musculares, náuseas, vômitos e queda de plaquetas, não resistiu após internação na UTI.

Segundo boletim atualizado da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o Piauí já registrou 2.935 casos prováveis de dengue em 2025, sendo 1.445 confirmados, dos quais 10 são considerados graves.

O município de Nazaré do Piauí, foco das atenções neste momento, contabiliza até o momento 73 casos prováveis, 14 confirmados e um considerado grave, segundo dados do painel epidemiológico da Sesapi.

Em 2024, o estado enfrentou 21 mortes por dengue, o que representou um aumento de mais de 400% em relação a 2023, quando foram registrados quatro óbitos. A escalada de casos e mortes acende o alerta das autoridades para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.


Fonte: Cidade Verde

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem