Italiano multicampeão deixa o Real Madrid e comandará o Brasil até o fim da Copa do Mundo de 2026
![]() |
Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid, durante a derrota para o Arsenal na Champions League — Foto: Reuters |
Carlo Ancelotti é o novo técnico da seleção brasileira. O anúncio foi feito pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na manhã desta segunda-feira. Aos 65 anos, o treinador italiano deixa o comando do Real Madrid para assumir oficialmente a Seleção a tempo da próxima Data Fifa, em junho, quando o Brasil enfrentará Equador e Paraguai pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
A CBF confirmou que o contrato de Ancelotti se estenderá até o fim do ciclo da Copa de 2026, marcando uma nova fase na busca pelo hexacampeonato mundial.
— Trazer Carlo Ancelotti para comandar o Brasil é mais do que um movimento estratégico. É uma declaração ao mundo de que estamos determinados a recuperar o lugar mais alto do pódio. Ele é o maior técnico da história e, agora, está à frente da maior seleção do planeta. Juntos, escreveremos novos capítulos gloriosos do futebol brasileiro — declarou Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.
O primeiro compromisso de Ancelotti com a Seleção será no dia 5 de junho, quando o Brasil enfrenta o Equador. A equipe brasileira está na quarta colocação da tabela com 21 pontos, enquanto os equatorianos ocupam a vice-liderança com 23. Em seguida, no dia 10 de junho, o Brasil jogará contra o Paraguai, na Neo Química Arena, às 21h45. Os paraguaios têm os mesmos 21 pontos da Seleção.
Antes das partidas, o treinador italiano se reunirá com Rodrigo Caetano, coordenador geral das Seleções Masculinas, e com o ex-zagueiro Juan, atual coordenador técnico da CBF, para definir a lista de convocados. O início oficial de seu trabalho na entidade está marcado para o dia 26 de maio.
Currículo de peso
Com uma trajetória de destaque no futebol mundial, Carlo Ancelotti treinou clubes de elite como Reggiana, Parma, Juventus, Milan, Chelsea, Paris Saint-Germain, Bayern de Munique, Napoli, Everton e Real Madrid. É o treinador mais vencedor da história da UEFA Champions League, com cinco títulos: dois pelo Milan e três pelo Real Madrid.
Nesta segunda passagem pelo clube espanhol, iniciada em 2021, Ancelotti conquistou duas Champions League, duas LaLiga, duas Supercopas da UEFA, duas Supercopas da Espanha, um Mundial de Clubes, uma Copa Intercontinental e uma Copa do Rei.
Seu último compromisso pelo Real Madrid foi neste domingo, quando a equipe perdeu por 4 a 3 para o Barcelona, no clássico válido por LaLiga. Com esse resultado, o Real ficou sete pontos atrás do rival catalão e se distanciou da briga pelo título espanhol. A partida marcou o 350º jogo de Ancelotti à frente do time merengue. Até o encerramento da temporada, o clube ainda enfrentará Mallorca, Sevilla e Real Sociedad.
Com a chegada de Ancelotti, a CBF aposta na experiência e no perfil vencedor do técnico italiano para devolver à Seleção Brasileira o protagonismo no cenário internacional.
Fonte: GE