Aposentados e pensionistas poderão contestar débitos indevidos a partir de 30 de maio em 4.730 agências espalhadas pelo país
![]() |
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil Agências dos Correios farão atendimento exclusivo para a análise de descontos indevidos no INSS |
A partir do dia 30 de maio, aposentados e pensionistas que suspeitam ter sofrido descontos indevidos em seus benefícios poderão formalizar a reclamação presencialmente em qualquer uma das 4.730 agências dos Correios espalhadas pelo Brasil. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (22) pelo Ministério da Previdência Social e pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O atendimento presencial é voltado exclusivamente à identificação de possíveis fraudes nos descontos realizados por entidades associativas diretamente na folha de pagamento dos segurados do INSS. Para registrar a reclamação, basta comparecer a uma agência com um documento de identidade em mãos.
As agências dos Correios funcionam, em geral, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (ou até 18h no caso das franqueadas). Algumas unidades também operam aos sábados, das 8h às 12h. A lista completa dos pontos de atendimento e seus horários específicos pode ser consultada no site dos Correios: buscaagencia.correios.com.br ou pelo telefone 135.
Segundo o governo federal, cerca de dois milhões de beneficiários do INSS preferem atendimento presencial. “Embora saibamos da quantidade grande de pessoas que acessam o aplicativo ‘Meu INSS’, sabemos que existem os que preferem o atendimento presencial. É para essas pessoas que estamos abrindo mais um canal de atendimento”, declarou o ministro da Previdência, Wolney Queiroz.
Além da opção nos Correios, os segurados também podem consultar possíveis descontos indevidos pelo app ou site "Meu INSS", utilizando CPF e senha. A ferramenta exibe o nome da entidade que realizou o desconto e permite confirmar ou negar a autorização. O serviço de atendimento telefônico do INSS também segue disponível pelo número 135, das 7h às 22h, de segunda a sábado.
Fonte: IG