Senador afirma que ministro do STF está certo em combater uso indevido de emendas parlamentares, mas alerta: “Que seja para todos, da esquerda à direita”
![]() |
Senador Cleitinho Azevedo - Foto: Agência Senado |
O senador Cleitinho (Republicanos-MG) declarou apoio às ações do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, para combater o que classifica como “farra das emendas” no Congresso Nacional. A manifestação foi feita nesta terça-feira (1º), em entrevista à Rádio Itatiaia, onde o parlamentar defendeu o fim do uso político e pouco transparente dos recursos públicos destinados via emendas parlamentares.
“[O ministro do STF] Flávio Dino está correto, mas ele tem que fazer isso com todos: parlamentar de direita e de esquerda. Quem estiver lubridiando dinheiro público, desviando dinheiro de emenda, tem que ir para a cadeia urgentemente. Eu apoio o Dino, mas que ele faça isso com todos”, afirmou.
Cleitinho criticou o uso das emendas como instrumento de poder dentro do Congresso, dizendo que o Legislativo está tentando exercer funções que não são suas. “A culpa não era do Bolsonaro, a culpa também não é do Lula. A culpa é do Congresso Nacional que quer fazer uma competência que não é dele, de executar. A nossa função é legislar e fiscalizar”, afirmou.
Em tom bem-humorado, o senador comentou que é visto com desconfiança por seus pares por atuar como fiscalizador. “Sou meio rejeitado porque fiscalizo, mas respondo igual o Michael Jackson no Moonwalker — só que eu saio de frente, não de costas. Porque se eu sair de costas, eles metem o bambu em mim.”
Dino, que assumiu recentemente uma cadeira no Supremo Tribunal Federal, tem defendido que o uso das emendas seja transparente, público e proporcional, de modo a evitar distorções no processo orçamentário e fortalecer a integridade do sistema republicano.