Inscrições para o Fies 2024/2 já estão abertas: mais de 44 mil vagas disponíveis

Estudantes têm até 18 de julho para se inscrever no programa de financiamento estudantil do MEC; Fies Social garante isenção total para famílias de baixa renda

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Começaram nesta segunda-feira (14) as inscrições para o processo seletivo do segundo semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Estão sendo ofertadas 44.867 vagas em instituições privadas de ensino superior com avaliação positiva no Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).

As inscrições devem ser realizadas, exclusivamente, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, até as 23h59 do dia 18 de julho (horário de Brasília). Não há cobrança de taxa de inscrição.

Criado em 2001, o Fies tem como objetivo facilitar o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior privado, por meio de financiamento das mensalidades. Em 2024, o MEC disponibilizou 112.168 vagas ao todo, sendo 67.301 no primeiro semestre e as demais agora, no segundo semestre.

Quem pode participar:
Para concorrer a uma vaga, é necessário:

* Ter feito o Enem a partir de 2010;

* Obter média mínima de 450 pontos nas provas objetivas;

* Não ter zerado a redação;

* Não ter sido “treineiro” na edição do Enem utilizada;

* Ter renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa (R$ 4.554 em 2025).

Fies Social: prioridade para famílias em situação de vulnerabilidade

Nesta edição, 50% das vagas estão reservadas para o Fies Social, modalidade voltada a estudantes com inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico) e renda de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 759). O Fies Social garante financiamento de até 100% dos encargos educacionais e reserva cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

Classificação e calendário

A classificação é feita com base nas notas do Enem, levando em conta critérios como modalidade de vaga, grupo de preferência e concorrência. Ter concluído outro curso superior ou já ter sido beneficiado pelo Fies em edições anteriores reduz a prioridade.

O resultado da chamada única será divulgado no dia 29 de julho. Os pré-selecionados terão de 30 de julho a 1º de agosto para complementar as informações. Quem não for selecionado entra automaticamente na lista de espera, com chamadas ocorrendo entre 5 de agosto e 19 de setembro.

Atenção aos prazos

O MEC alerta para que os candidatos acompanhem o cronograma e cumpram todos os requisitos do edital. Perder os prazos ou não concluir as etapas corretamente pode significar a perda da vaga.

Mais informações no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior: acessounico.mec.gov.br

Fonte: Agência Brasil

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem