Concessionária iniciará atendimento completo em Francisco Macedo e outras 12 cidades; transição promete melhorias no abastecimento e saneamento
![]() |
Imagem reprodução |
A cidade de Francisco Macedo passa a contar, a partir deste sábado (27), com nova gestão nos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, serviço que nunca foi prestado pela AGESPISA, apenas pelo próprio município de forma paliativa e transitória. A operação agora será feita pela concessionária Águas do Piauí SPE S.A., que assumiu oficialmente a responsabilidade após termo de transferência firmado com a Microrregião de Água e Esgoto do Piauí (MRAE).
Além de Francisco Macedo, a medida contempla os municípios de Boqueirão do Piauí, Caraúbas do Piauí, Cocal de Telha, Curralinhos, Dom Inocêncio, Marcolândia, Morro do Chapéu do Piauí, Novo Santo Antônio, São João da Fronteira, São João da Varjota, Sigefredo Pacheco e Vera Mendes — totalizando 13 cidades incluídas nesta nova etapa.
Com a transição, a Águas do Piauí assume toda a estrutura física dos sistemas, incluindo estações, redes e equipamentos, além do direito de arrecadação das tarifas e obrigações com a qualidade do serviço. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado da última quinta-feira (25) e assinada por Samuel Pontes do Nascimento, secretário-geral da MRAE.
No mês anterior, a concessionária já havia assumido os serviços de saneamento em outras 64 cidades, após o encerramento das atividades da Agespisa no estado. Agora, a empresa passa a atender cerca de 2 milhões de piauienses em 154 municípios, incluindo também a zona rural de Teresina.
Segundo o termo assinado, a Águas do Piauí deverá seguir todos os padrões técnicos e regulatórios definidos no contrato de concessão, com fiscalização da agência reguladora. Um termo aditivo será firmado nos próximos 90 dias para definir os ajustes necessários no contrato principal, com foco nas cidades recém-integradas — como Francisco Macedo.
O documento prevê ainda que o atendimento às áreas rurais dispersas poderá ser iniciado até três meses após a assinatura do termo, respeitando as diretrizes contratuais.
A chegada da nova gestão é vista como uma oportunidade para melhorias na infraestrutura de saneamento e regularização do fornecimento de água em Francisco Macedo, trazendo mais segurança e qualidade de vida à população.