Primeiro lote de pagamentos será feito automaticamente para quem teve descontos indevidos; mais de 400 mil beneficiários serão contemplados nesta etapa.
![]() |
| Reprodução/GOV Pedidos de reembolso são feitos no aplicativo "Meu INSS" |
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia, nesta quinta-feira (24), o reembolso dos beneficiários que foram vítimas de uma fraude bilionária envolvendo descontos indevidos em seus benefícios. Segundo o Ministério da Previdência Social, cerca de 400 mil pessoas receberão os valores devidos no primeiro lote de pagamentos.
A restituição será feita diretamente na conta em que o aposentado ou pensionista recebe o benefício, sem necessidade de nova solicitação. Os valores também serão corrigidos com base no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), assegurando a reposição atualizada do prejuízo.
O processo de reembolso é parte de um acordo firmado entre o governo federal e instituições envolvidas na fraude, e já conta com a adesão de quase 1 milhão de beneficiários — quase metade dos 2,05 milhões de atingidos pelo esquema.
A adesão pode ser feita por dois canais:
Aplicativo ou site Meu INSS, de forma digital;
Agências dos Correios, presencialmente em todo o país.
Passo a passo para solicitar pelo aplicativo Meu INSS:
1. Acesse o app “Meu INSS” com seu CPF e senha;
2. Toque em “Consultar Pedidos”;
3. Clique em “Cumprir Exigência” em cada pedido pendente;
4. Leia o termo do acordo;
5. Toque em “Aceito receber” e depois confirme em “Sim”;
6. Finalize em “Enviar”.
O valor será creditado automaticamente nos lotes seguintes, conforme a ordem de adesão.
A operação de reembolso representa uma ação inédita de reparação em massa para vítimas de descontos irregulares, com foco na transparência e agilidade na devolução dos valores subtraídos indevidamente.
Fonte: IG
