Nova regra permitirá rastrear transferências e recuperar valores em até 11 dias
![]() |
| Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil |
O Banco Central (BC) anunciou, nesta quinta-feira (28), mudanças no regulamento do Pix para reforçar a segurança contra fraudes. A Resolução publicada aprimora o Mecanismo Especial de Devolução (MED), que permite às vítimas de golpes reaverem os valores perdidos.
Atualmente, a devolução ocorre apenas a partir da conta usada na fraude — o que facilita a ação de criminosos, que rapidamente transferem o dinheiro para outras contas. Agora, o MED terá capacidade de rastrear os caminhos percorridos pelo dinheiro e compartilhar essas informações com os bancos e instituições envolvidas, garantindo mais eficiência no bloqueio e recuperação dos recursos.
Com a atualização, será possível efetuar devoluções em até 11 dias após a contestação. A novidade estará disponível de forma facultativa em 23 de novembro e se tornará obrigatória a partir de 2 de fevereiro de 2026.
Autoatendimento para vítimas
Outra mudança é a criação de um canal de contestação automática dentro dos aplicativos bancários, disponível a partir de 1º de outubro. O objetivo é dar mais rapidez ao processo, aumentando as chances de localizar e devolver os valores ainda em posse dos fraudadores.
"A segurança é um dos pilares fundamentais do Pix e seu aprimoramento é um processo contínuo”, afirmou o BC, destacando que a medida deve desestimular golpes e fortalecer a confiança no sistema.
Fonte: IG
