Processo conduzido pelo Nucepe oferta cadastro de reserva para docentes, técnicos e prevê provas em todas as regionais de educação do estado
![]() |
Foto reprodução SEDUC |
A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) iniciou, nesta segunda-feira (1º), as inscrições para o processo seletivo simplificado destinado à formação de cadastro de reserva. A execução está sob responsabilidade da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), por meio do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe).
O seletivo contempla funções de professor substituto (nível superior completo e incompleto), técnicos de nível superior e técnicos de nível médio. Os aprovados poderão atuar em escolas da rede estadual, nas Gerências Regionais de Educação (GREs), em centros especializados e em unidades da Seduc.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no site nucepe.uespi.br/seduc2025.php, até as 13h do dia 10 de setembro de 2025. A taxa é de R$ 110,00 para cargos de nível superior e R$ 90,00 para cargos de nível médio.
A prova escrita objetiva está marcada para o dia 28 de setembro de 2025, em Teresina e em todas as cidades-sede das GREs. O processo seletivo terá duas etapas: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, e análise de currículo, de caráter classificatório. No total, são ofertadas 82 funções.
Segundo o diretor do Nucepe, professor Isídio de Sousa, a seleção será realizada em todo o estado com polos nas regionais de educação. “O Nucepe, como de praxe, conduz o processo com rigor, selecionando os profissionais mais habilitados para a Seduc”, destacou.
Credenciamento de fiscais em Teresina
Paralelamente ao seletivo, o Nucepe também abriu inscrições para o credenciamento de fiscais em Teresina. O objetivo é formar cadastro de colaboradores que irão atuar na aplicação das provas.
Podem se inscrever servidores públicos, estudantes regularmente matriculados na Uespi e prestadores de serviços terceirizados vinculados à Fuespi. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site nucepefiscais.uespi.br/fiscais, no período de 2 a 17 de setembro de 2025.
“O processo contempla servidores efetivos, alunos da Uespi e terceirizados que prestam serviços à Universidade. O credenciamento é feito pela plataforma do Nucepe/Uespi, onde o interessado deve preencher formulário e anexar a documentação exigida”, reforçou o diretor.
Fonte: SEDUC PI