Queda na rede de distribuição de conteúdo afetou plataformas como X, ChatGPT e Canva em todo o mundo
![]() |
| Imagem reprodução redes sociais |
O serviço de distribuição de conteúdo em nuvem Cloudflare, um dos mais populares do mundo, registrou uma severa instabilidade na manhã desta terça-feira (18), resultando na queda e inacessibilidade de diversos sites e aplicativos de grande alcance.
Entre as plataformas afetadas pela pane global estão o X (antigo Twitter) e o ChatGPT. De acordo com dados do Down Detector, os problemas começaram por volta das 08h50 (horário de Brasília). Em alguns casos, o próprio Down Detector estava com problemas de acesso.
No X, os usuários relataram que a plataforma não estava carregando corretamente, exibindo a mensagem: “Ocorreu um erro. Tente recarregar a página." Já o ChatGPT exibia uma mensagem de erro pedindo o desbloqueio de uma ferramenta específica da Cloudflare para retomar o acesso. Outros serviços, como o de design Canva, também registraram instabilidade possivelmente ligada à falha no serviço de nuvem.
O que diz a Cloudflare?
O site de status da Cloudflare reconheceu e informou o problema de conectividade. Em uma atualização emitida por volta das 9h, a página sobre a Cloudflare Global Network exibia o seguinte comunicado:
"A Cloudflare está ciente e investigando um problema que afeta vários clientes: erros do Widespread 500, Cloudflare Dashboard e API também falhando. Estamos trabalhando para entender o impacto total e mitigar esse problema. Mais atualizações a seguir em breve.”
Em meio às reclamações sobre a Cloudflare, o Down Detector também apontou um aumento nas reclamações relacionadas à AWS (Amazon Web Services), mas a causa raiz dos problemas parecia estar concentrada na rede de distribuição de conteúdo.
Fonte: Olhar Digital
