Estratégia da polícia do Piauí para recuperação de celulares se torna referência nacional

Programa inovador mostra resultados expressivos na redução de roubos e furtos de aparelhos celulares.

O Piauí se destaca como referência nacional no combate ao roubo e furto de aparelhos celulares, com uma estratégia inovadora que tem chamado a atenção de todo o país. Recentemente, o Fantástico, da Rede Globo, destacou as ações do estado que resultaram em uma significativa redução desses crimes em Teresina e no interior do estado.

Em 2023, foi registrada uma queda de 40% no número de roubos e furtos de celulares na capital, além de uma redução de 37% no interior. Este ano, os números são ainda mais promissores, com uma redução de 50% no número diário de roubos de celulares em Teresina.


As ações implementadas foram amplas e abrangentes. No ano passado, foram realizadas 5.895 intimações, resultando na recuperação de 3.500 aparelhos em 10 cidades, além do fechamento de 64 lojas físicas e virtuais e a prisão de 20 pessoas envolvidas com o comércio ilegal de celulares. Em 2024, as operações foram intensificadas, com 1.195 intimações, 442 celulares restituídos, 14 lojas interditadas e 17 pessoas detidas.

O sucesso do programa se deve a três pilares principais: as blitzes, as intimações em massa e a Operação Interditados. Esta última visa fechar estabelecimentos que comercializam aparelhos roubados, sejam lojas físicas ou virtuais.


O superintendente de Operações Integradas da Secretaria da Segurança, delegado Mateus Zanatta, destaca que o modelo desenvolvido no Piauí tem despertado interesse em outros estados, com representantes de várias partes do país buscando implantar estratégias semelhantes.

Um ponto crucial para o sucesso do programa é a parceria com as operadoras de telefonia móvel, que possibilitam o acesso a dados cadastrais vinculados aos aparelhos roubados ou furtados, por meio do registro do IMEI. Essa colaboração estreita entre a polícia e as operadoras tem se mostrado fundamental para a recuperação eficiente dos celulares.

Além disso, o uso de aplicativos como o Cellguard, desenvolvido pela Secretaria da Segurança, e o Lupa Bot, utilizado pelos policiais para consultas durante as abordagens, tem agilizado o processo de localização e recuperação dos aparelhos.



A atuação conjunta com a Receita Federal também tem sido fundamental para coibir a entrada ilegal de produtos eletrônicos, como celulares, no país. Durante as operações, foram realizadas apreensões de produtos sem comprovação de pagamento de impostos de importação.

O sucesso das ações do Piauí ultrapassou as fronteiras do estado, com casos de celulares roubados no Piauí sendo recuperados e comercializados em outros estados, como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Recentemente, uma operação conjunta no Pará resultou na recuperação de 15 celulares roubados no Piauí, além da prisão de sete pessoas envolvidas no esquema criminoso.

Com resultados tão expressivos, o programa desenvolvido pela Polícia do Piauí serve como um exemplo a ser seguido em todo o país, demonstrando que a integração de esforços e o uso de tecnologia podem fazer a diferença na segurança pública.

Com informações da ASCOM do Governo do Piauí

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem