A UPA, que estará em funcionamento 24 horas, beneficiará toda a macrorregião de Picos e o Território Vale do Guaribas. Com um investimento de R$ 3,5 milhões, a unidade oferecerá uma infraestrutura completa, incluindo serviços de radiografia, eletrocardiografia, laboratório de exames, atendimento em clínica médica, pediatria e leitos de observação.
Em caso de necessidade, os pacientes poderão ser encaminhados para hospitais da rede de saúde para procedimentos de alta complexidade. "A partir de agora, em situações de acidentes ou emergências graves, os pacientes serão atendidos na UPA, melhorando o funcionamento do Justino Luz, que passará a dividir o fluxo de pacientes com a nova unidade", afirmou o governador.
A nova unidade de saúde integra a Rede de Atenção às Urgências, concentrando os serviços de saúde de complexidade intermediária, como parte de uma rede organizada que inclui atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192.
O coordenador da UPA, Edilberto Lima, destacou que a nova unidade proporcionará mais agilidade e um atendimento de qualidade à população de Picos. "Será administrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco, uma organização com vasta experiência em gestão hospitalar, que se unirá à Secretaria da Saúde do Piauí para oferecer um atendimento mais humanizado", enfatizou.
O secretário da Saúde, Antonio Luiz Soares, ressaltou que Picos contará com quatro unidades de referência em saúde. Além da UPA, está prevista para julho a inauguração do novo Hospital de Picos, destinado a cirurgias e internações, aliviando o fluxo atual do Justino Luz, que será transformado em uma unidade materno-infantil. Também está em andamento a implantação de uma central de diagnóstico na policlínica, que oferecerá exames como mamografia, tomografia e laboratoriais, além de consultas presenciais e por telessaúde através do programa Saúde Digital.
Com informações da ASCOM do Governo do Piauí
Confira mais fotos: