O coordenador da Agenda Teresina 2030, Leonardo Madeira, defende a intensificação da arborização na capital do Piauí para reduzir os impactos climáticos. Durante a 2ª Conferência do Clima, o ClimaTHE24, que ocorre entre 27 e 29 de maio no auditório do SESC Cajuína, especialistas discutirão estratégias de adaptação às mudanças climáticas. Madeira destacou que a arborização é fundamental para proporcionar conforto térmico e reduzir enchentes, inspirando-se em modelos exitosos de cidades como Barranquilla e Medellín, na Colômbia.
Programação do Evento
O evento organizado pela Agenda Teresina 2030 em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), contará com palestras e discussões sobre como tornar as cidades mais resilientes. Autoridades como o prefeito Dr. Pessoa e especialistas como Rodrigo Perpétuo, secretário Executivo do ICLEI América do Sul, participarão da abertura. Temas como financiamento para biodiversidade, justiça climática e mercado de carbono serão abordados por diversos especialistas de todo o país, incluindo representantes dos ministérios do Meio Ambiente e das Cidades. No último dia, haverá uma visita técnica para apresentar iniciativas locais de enfrentamento e adaptação às mudanças climáticas em Teresina.
Realidade Climática e Soluções
A crise climática já é uma realidade, com os centros urbanos sendo responsáveis por mais de 70% das emissões globais de gases de efeito estufa. Regiões como o Piauí enfrentam desafios adicionais devido às suas condições áridas e semiáridas exacerbadas por fatores climáticos e antrópicos. A adoção de soluções baseadas na natureza e o desenvolvimento de políticas ambientais eficazes são cruciais para garantir a sustentabilidade e a proteção da biodiversidade no Nordeste brasileiro.
Fonte: Cidade Verde