Piauí inaugura primeira unidade estadual de tratamento oncológico no HGV

Nova estrutura oferecerá quimioterapia e cirurgias para até mil pacientes por mês em Teresina


Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) no HGV — Foto: Governo do Piauí

O Governo do Piauí inaugurou, nesta segunda-feira (19), a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) no Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina. Esta é a primeira unidade da rede estadual de saúde voltada exclusivamente ao tratamento de pessoas com câncer.

A nova estrutura é fruto de um investimento de R$ 2.450.000 e, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), inicialmente oferecerá tratamento para seis tipos de câncer: esôfago, estômago, colo do útero, mama, pulmão, cólon e reto.

O espaço conta com um centro de infusão de quimioterapia com 14 leitos, dos quais 12 são poltronas para aplicação, uma cama para pacientes em estado mais delicado e um leito específico para intercorrências. O ambulatório também dispõe de quatro consultórios especializados em atendimento oncológico.

“É o primeiro hospital estadual público que está com tratamento de câncer, com quimioterapia e cirurgias oncológicas. Vai atender melhor o povo do Piauí, reduzir essa fila e ajudar também o São Marcos, que às vezes tem dificuldades em manter o serviço adequadamente”, explicou o secretário estadual de Saúde, Antônio Luiz.

De acordo com Dirceu Campelo, superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, a nova unidade tem capacidade para atender até mil pacientes por mês, ampliando significativamente a assistência oncológica no estado.

A diretora do HGV, Nirvânia Carvalho, destacou o impacto humano da nova unidade.

“Muitos pacientes enfrentavam uma longa espera para iniciar a quimioterapia. Agora, com essa estrutura, conseguimos acolher e iniciar o tratamento com mais agilidade, garantindo dignidade e esperança desde os primeiros atendimentos.”

A inauguração marca um avanço importante na ampliação da rede pública estadual de saúde, especialmente no cuidado especializado a pacientes com câncer, reforçando o compromisso do estado com o acesso equitativo e humanizado ao tratamento oncológico.

Fonte: G1 PI

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem