“O tempo do coitadismo acabou no Piauí, temos exemplos de sucesso”, afirma Rafael Fonteles

Governador defende planejamento, metas e gestão eficiente durante abertura do 4º Congresso das Cidades do Piauí

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Na abertura da 4ª edição do Congresso das Cidades do Piauí, o governador Rafael Fonteles afirmou que “o tempo do coitadismo acabou no Piauí” e reforçou a importância de prefeitos e gestores municipais adotarem uma postura baseada em planejamento, metas e gestão eficiente para transformar a realidade local.

Segundo o governador, não é mais possível esperar que as mudanças venham de fora. “Chega do coitadinho, esperando que a mudança vai vir de fora para dentro. Nós temos inúmeros exemplos de prosperidade e de boa gestão aqui no Piauí”, destacou.

Exemplos de superação

Fonteles citou conquistas recentes do estado que desafiaram estigmas nacionais. “Quem imaginou que o Piauí pudesse ser considerado o estado mais digital do Brasil? Quem acreditaria que a expectativa de vida do piauiense seria maior do que a do paranaense? E quem diria que nosso ensino médio público teria qualidade superior ao de São Paulo?”, questionou.

O governador também defendeu que a administração pública vá além das disputas eleitorais. “Nós não podemos viver de eleição e de política eleitoral todo o tempo. É preciso pensar no médio e longo prazo, tomando decisões que não sejam apenas reflexo da pressão política”, afirmou. Ele ressaltou ainda que tem encontrado prefeitos comprometidos com uma gestão séria e responsável.

Referência histórica e futuro

Rafael Fonteles fez menção ao Conselheiro Saraiva, lembrando sua importância para a história do Piauí. “Ele construiu o navio Vaporuçuí, que percorreu o rio Parnaíba até o sul do estado. Isso mostra que uma infraestrutura logística pode ser o divisor de águas para o desenvolvimento”, disse.

No mesmo tom, defendeu a continuidade das grandes obras em andamento. “Se em 1856 o Conselheiro Saraiva acreditou e fez, muito mais hoje nós podemos realizar. Seja a Transnordestina, o Porto de Luís Correia, a hidrovia do rio Parnaíba ou as duplicações de BRs. Não temos tempo para ser coitadinhos. Temos que sonhar alto e teimar até conseguir.”

Confiança no progresso

O discurso foi encerrado com uma mensagem de otimismo. “Quem estiver vivo verá mais uma vez o rio Parnaíba ser navegável. Que definitivamente vençam os otimistas, os que acreditam, os que amam esse estado e querem o melhor para o nosso povo”, declarou Fonteles.

Fonte: Cidade Verde

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem