Delegado aponta que crimes virtuais já superam roubos e assaltos no Piauí

Estelionatos online se multiplicam e quadrilhas especializadas desafiam a polícia; população é orientada a redobrar cuidados em transações digitais

delegado-geral da Polícia Civil do Estado (PC-PI), Luccy Keiko - Foto: Bárbara Rodrigues/Cidadeverde.com

O delegado-geral da Polícia Civil do Piauí (PC-PI), Luccy Keiko, alertou para o avanço acelerado dos crimes virtuais no estado, que já superaram os números de roubos e assaltos registrados em determinados meses. A declaração foi feita em entrevista ao Jornal do Piauí.

Entre os delitos mais frequentes estão os estelionatos online, que causam prejuízos financeiros expressivos às vítimas e, segundo o delegado, são praticados por organizações criminosas estruturadas.
“Esses indivíduos se juntam de forma permanente para aplicar golpes em todo o Brasil”, destacou Keiko.

Operações e dificuldades

Para combater essas quadrilhas, a Delegacia de Repressão e Combate aos Crimes de Informática (DRCI) tem realizado operações interestaduais, já que muitos criminosos atuam fora do Piauí, mas aplicam golpes em moradores locais.
“A maioria dos indivíduos mais perigosos que prendemos tem expertise nesses golpes e não atua apenas no Piauí”, afirmou.

O delegado reconheceu, no entanto, a dificuldade em prevenir os crimes cibernéticos, já que não há como fazer policiamento ostensivo na internet.
“Precisamos orientar as pessoas a terem cuidado ao realizar transações pela internet. Golpes com mercadorias anunciadas abaixo do preço ou pagamentos via Pix descuidados são os mais comuns. Recuperar o dinheiro depois é muito complicado”, alertou.

Orientação e reforço das equipes

Além de ações educativas, Keiko defendeu a padronização das forças policiais nos estados e o reforço das equipes especializadas, como forma de aumentar a eficiência das investigações e operações contra golpes virtuais.

Fonte: Cidade Verde

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem