População palestina festeja o fim dos ataques em Gaza, enquanto famílias de reféns celebram em Tel Aviv a esperança do reencontro
![]() |
Povo de Gaza e Israel celebram o cessar-fogo - Foto montagem do REUTERS |
Israelenses e palestinos celebraram nesta quinta-feira (9) o anúncio de um cessar-fogo e de um acordo sobre reféns, resultado da primeira fase da iniciativa liderada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para pôr fim à guerra em Gaza.
Na Faixa de Gaza, onde mais de 2 milhões de pessoas foram deslocadas pelos bombardeios israelenses, moradores saíram às ruas em clima de alívio, ainda sob o som distante de explosões que devem cessar totalmente nas próximas 24 horas. Jovens comemoraram nas áreas destruídas e orações foram realizadas em sinal de agradecimento.
“Graças a Deus pelo cessar-fogo, o fim do derramamento de sangue e das mortes. Não sou o único feliz — toda Gaza, todo o povo árabe e o mundo estão felizes com o cessar-fogo”, declarou Abdul Majeed Abd Rabbo, morador de Khan Younis, no sul de Gaza.
Em Tel Aviv, israelenses se reuniram na Praça dos Reféns, onde famílias aguardam há dois anos a libertação de seus entes queridos capturados durante os ataques do Hamas. Lá, o clima foi de emoção e esperança com o anúncio do acordo.
“Não consigo respirar, não consigo explicar o que estou sentindo... é uma loucura. Quero apenas abraçar meu filho e dizer que o amo”, disse Einav Zaugauker, mãe de Matan, um dos reféns que poderá ser libertado nas próximas horas.
Embora o cessar-fogo ainda dependa da formalização completa do acordo, a trégua representa o primeiro avanço concreto em meses de negociações diplomáticas e reacende a esperança de paz para civis de ambos os lados do conflito.
Fonte: G1