Hemocentro estadual receberá novos equipamentos de congelamento como parte de ação do Novo PAC que moderniza estrutura em 22 estados
![]() |
| Foto: Gabiel Paulino/Secom |
O Governo Federal anunciou um investimento de R$ 116 milhões para modernizar a estrutura de armazenagem de plasma em todo o país, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Ao todo, 604 equipamentos de congelamento serão destinados a 125 hemocentros e unidades de hemoterapia distribuídos em 22 estados brasileiros.
O Piauí está entre os estados contemplados e deverá receber, até o fim de novembro, novos freezers, ultrafreezers e blast freezers, que serão instalados no Hemocentro Estadual. A ampliação da capacidade de refrigeração permitirá reduzir perdas, otimizar o armazenamento e melhorar o aproveitamento do plasma coletado na rede pública de saúde.
O plasma é um insumo essencial para a produção de medicamentos hemoderivados, utilizados no tratamento de queimaduras, distúrbios de coagulação e deficiências imunológicas. Com o reforço na infraestrutura nacional, o Brasil deverá ultrapassar a marca de 300 mil litros de plasma recolhidos em 2025, o que representa um crescimento superior a 27% em relação à projeção atual.
O Ministério da Saúde afirma que a modernização fortalece a autossuficiência brasileira na produção de hemoderivados, reduz a dependência de importações e assegura a continuidade de terapias ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para pacientes que dependem desses tratamentos.
As entregas dos novos equipamentos começaram em outubro e continuam até novembro. Além do Piauí, também estão sendo contemplados os estados de São Paulo, Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará e Mato Grosso, com expansão de infraestrutura em suas redes de hemoterapia e coleta.
Fonte: Cidade Verde
