Foto: Ascom |
Abril é o mês de conscientização sobre o autismo, e neste período as famílias elegíveis podem buscar esse benefício. "As famílias que se enquadram nos critérios necessários e ainda não possuem o Número de Inscrição Social (NIS) devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo para garantir o benefício e ter acesso ao desconto na conta de energia", destacou Patrícia Araújo, consultora de relacionamento com o cliente da Equatorial Piauí.
Atualmente, mais de 583 mil famílias piauienses estão cadastradas na Tarifa Social de Energia Elétrica.
Para obter esse benefício, é necessário cumprir alguns critérios, incluindo uma renda familiar de até três salários mínimos, estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e possuir NIS atualizado. Além disso, é preciso apresentar um laudo médico contendo informações específicas, como identificação do portador de autismo, descrição da situação clínica, classificação estatística da doença, entre outros detalhes.
A Equatorial Piauí está realizando uma busca ativa para aumentar o número de beneficiados. Cerca de 235 mil famílias possuem perfil para receber o benefício, mas ainda não estão cadastradas como clientes de baixa renda na base de dados da distribuidora.
Em 2023, muitas famílias piauienses perderam o benefício devido à falta de atualização do NIS, que deve ser renovado a cada dois anos nos CRAS. Esta iniciativa visa garantir que todas as famílias elegíveis tenham acesso aos descontos oferecidos pela Tarifa Social de Energia Elétrica.
Fonte: Cidade Verde
Tags
Direito e Justiça